A FAPWINES, projeto iniciado por João Matos em 2013, acaba de lançar o vinho Giroflé Rosé e está apostada em aumentar a presença da linha de vinhos Giroflé nos mercados internacionais.

kAlém de estar listado em mais de 200 restaurantes de referência de norte a sul do país, onde a marca Giroflé já está presente, o novo Giroflé Rosé destina-se, essencialmente, à exportação, tendo já assegurado colocação em 3 mercados externos.

“Vamos iniciar, muito em breve, exportações para os EUA com o Rosé, onde o Giroflé Douro Tinto já é comercializado através da cadeia Whole Foods Market. Ao mesmo tempo, está também assegurada a colocação em apenas mais dois países europeus – Bélgica e Suíça -, uma vez que a produção deste vinho foi limitada”, revela João Matos, fundador da FAPWINES.

O mesmo responsável explica que as transformações das tendências de consumo a nível global estão na origem da aposta na criação de um vinho rosé.

“Os consumidores de vinho estão, cada vez mais, a optar por vinhos rosé e, se até há alguns anos as escolhas recaiam, sobretudo, nos vinhos tintos, hoje as tendências de consumo apontam para um maior equilíbrio
entre tintos, brancos e rosés, observando-se uma clara preferência por vinhos mais leves, com menos álcool”, considera João Matos.

a marca Giroflé exporta atualmente para os EUA Alemanha, Bélgica e Brasil, mercados que são já responsáveis por 25% das vendas globais da empresa

Destinado a um público-alvo que compreende a faixa etária entre os 25 e os 45 anos e que “cada vez mais aprecia beber vinho à refeição, e a copo fora dela”, o Giroflé Rosé é essencialmente indicado para acompanhar pratos de comida asiática e italiana, peixes e mariscos, ou simplesmente como aperitivo.

Resultante da vinificação de uvas das castas Touriga Nacional e Syrah plantadas na margem esquerda do rio Tejo, o Giroflé Rosé apresenta um aroma intenso a frutos vermelhos.